A Vergonha de Eduardo
Tu me fazes andar de cabeça erguida, apesar da minha vergonha. Salmo 3:3 (A Bíblia Viva)
Eduardo caminhava bem devagarinho pela rua, com a cabeça baixa. Na mão, agarrava com força o primeiro boletim de sua vida – e ele não era bom.
“O que a mamãe vai dizer?” preocupou-se Eduardo. Ele abriu o boletim outra vez e olhou suas notas. Observou o item que dizia: “Colocação na classe.” Numa classe de 15 alunos, ele ocupava o nono lugar. “Com certeza ela vai me xingar por eu não ser o primeiro da turma!” pensou Eduardo.
Adiou o momento fatal tanto quanto pôde, mas por fim chegou à sua casa. Lá estava a mamãe esperando por ele junto à porta.
– Então, Eduardo, como foi? – perguntou a mãe toda animada, estendendo a mão para ver o boletim.
Eduardo suspirou e entregou o relatório decepcionante.
Sua mãe estudou o boletim por alguns instantes, notando a colocação dele entre os colegas.
– Não se preocupe, Eduardo – disse ela em voz baixa. – Com certeza você vai melhorar da próxima vez. Além disso, aqui aparece uma coisa que me deixa muito feliz. Apesar de ser o nono aluno nas notas, você é o primeiro em bom comportamento. Isso significa muito mais para mim, filho, do que se você fosse o primeiro da turma, porém com uma nota baixa em conduta.
Eduardo ergueu os olhos para o rosto sorridente de sua mãe. Endireitou os ombros.
As palavras animadoras que ouvira fizeram com que se decidisse a melhorar. – Vou chegar ao primeiro lugar, mamãe – disse ele com determinação. – Só espere para ver!
Não demorou muito para que Eduardo Everett Hale se tornasse o primeiro da turma, nos estudos e no comportamento. Cresceu, tornou-se pastor e autor de muitos livros. Sua história mais famosa tem o título “O Homem Sem País”.
Tornou-se capelão do Senado norte-americano. Também dirigiu uma sociedade que buscava formas de encorajar os recém-chegados imigrantes. Seu lema transmitia ânimo: “Olhe para cima, e não para baixo; olhe para frente, e não para trás; olhe para fora, e não para dentro; ajude alguém.”
Sendo Amigos
Ao dizer palavras animadoras a seus amigos, você pode motivá-los a melhorar. Essas palavras podem dar-lhes a coragem de tornar-se tudo o que são capazes de ser.